Um dos eventos mais aguardados pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores é a Charrete Acadêmica. Realizada nos dias 19 e 20 de outubro, a atividade reuniu estudantes de todos os períodos e módulos com o objetivo de integrá-los em uma gincana de conhecimento.

Os desafios consistem na elaboração de trabalhos, pesquisas, ações sociais, culturais e esportivas, incluindo elaboração de projetos arquitetônicos para incentivar a reflexão, análise, interpretação e solução de problemas projetuais, tudo isso em um período de 24 horas ininterrupto.

Diversas atividades movimentaram a madrugada dos estudantes. Divididos em seis equipes (amarela, azul, laranja, preta, verde e vermelha), os acadêmicos desenvolveram e executaram as seguintes tarefas: caracterizar toda a equipe e identificar a porta da sala com a cor correspondente ao grupo; elaborar uma luminária de mesa; criar um mobiliário de assento; produzir uma caricatura de todos os integrantes da equipe; produzir duas fotos com tema livre; criar e executar uma escultura em arame, tela e papel; criar o projeto de um atelier de criação; e elaborar um anteprojeto paisagístico para o anexo.

Além destas, os alunos participaram de uma aula de dança e uma de teatro para auxiliar na tarefa “X Factor”, na qual a equipe deveria preparar uma apresentação cultural, com música, dança, mágica, humor, teatro, performance, etc.

De acordo com o Prof. Miranda, coordenador dos cursos, a metodologia utilizada é a de aprendizado em grupo. “Embora pareça simples, a Charrete não é apenas uma reunião. É uma técnica, com metodologia estabelecida, utilizada para conduzir um processo de planejamento participativo e multidisciplinar”, explica.

Confira os destaques da Charrete 2018:
- Melhor organização da exposição: equipes Verde, Preta e Laranja
- Melhor caracterização de sala: equipe Amarela
- Melhor caracterização da equipe: equipes Preta e Amarela
- Melhor caracterização de porta: equipes Preta e Laranja
- Melhor luminária: equipe Amarela
- Melhor cadeira de encaixe: equipe Laranja
- Melhor equipe no Quiz Cultural: equipe Laranja
- Melhor produção de caricatura: equipe Vermelha
- Melhor fotografia: equipe Verde
- Melhor escultura: equipe Azul
- Melhor projeto de atelier: equipe Laranja
- Melhor projeto de paisagismo: equipe Laranja

Considerando a pontuação, o primeiro lugar foi para a equipe Laranja.

As tarefas foram julgadas pelos professores da organização e convidados, com base nos seguintes critérios: criatividade, composição, acabamento, escala e representação.

Os projetos elaborados pelos alunos durante a Charrete estão no Hall do Bloco D e ficam expostos até 31 de outubro.